O que é o Plano B ?

O que é o Plano B?

marketing_multinível

Antes de eu falar sobre o que é o Plano B, primeiro vamos falar sobre o Plano A . O que seria o Plano A? O Plano A ,como todos temos, seria o seu trabalho tradicional e o Plano B, seria a sua renda extra, ao qual você pode desenvolver de casa,nas horas vagas ou final de semana.

Bom,agora que você já tem uma noção do que seria o Plano B, vou continuar com uma breve história e evolução do modelo ao qual eu faço parte, que é a Venda Direta.

Histórico e evolução das vendas diretas no Brasil

Definição e histórico

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, venda direta nada mais é que “um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo”.

Em acordo com esta definição, estamos lidando com um sistema de comercialização direto, em que vendedores e compradores realizam comércio fora de um ponto comercial fixo.

No Brasil, este sistema vem passando por transformações, acompanhe:

Em 1942 a empresa brasileira Hermes começa a desenvolver no país o conceito de venda direta, por meio do reembolso postal;

A Avon inaugura sua fábrica em São Paulo em 1959. Sua primeira produção foi o batom Fashion, na cor Clear Red;

A Yakult desembarca no Brasil, apresentando seu sistema de vendas aos consumidores locais em 1966. A Yakult constrói uma fábrica em São Bernardo do Campo em 1968;

Em 1969, com um laboratório para produzir cosméticos e uma pequena loja em São Paulo, é criada a Natura. A Natura inicia o sistema de venda direta, o ponto de partida para o crescimento da empresa em 1974;

A Tupperware chega ao Brasil em 1976 com seu método de reuniões domiciliares;

A Natura entra no mercado de maquiagem e perfumaria e inicia operações no Chile em 1980;

Em 1984 é a vez da Nu Skin Enterprises iniciar suas atividades no Brasil;

Com o sucesso da venda direta no país, na década de 90 chegam empresas como Amway, Nature’s Sunshine, Herbalife, Mary Kay e Fibrative.

A partir do novo milênio o processo ganhou cada vez mais adeptos e fortaleceu-se até os escândalos em 2013 envolvendo algumas empresas. Atualmente este sistema vem ganhando força novamente e a tendência é caminhar para uma maturidade cada vez mais solidificada.

Processos de trabalho

Em seus primórdios, tanto no Brasil quanto em terras norte americanas (onde nasceu o sistema de vendas diretas) o processo era primordialmente o porta a porta.

Este processo se aperfeiçoou e surgiu a modalidade de vendas diretas com formação de equipe de vendas, o hoje tão conhecido sistema de multinível, ou sistema mmn. Que no início também era desenvolvido através de reuniões domiciliares, onde as equipes iam se formando e se multiplicando.

Transição do método tradicional para a era digital

Atualmente, com o avanço do processo de comunicação, especialmente o propiciado pela internet, os empreendedores contam com diversos mecanismos para alavancarem seus empreendimentos e consequentemente faturar cada vez mais.

Vivenciamos uma era de transição do boca a boca tradicional para o boca a boca eletrônico, em que um sistema mmn bem feito e calcado em práticas profissionais de marketing pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Podemos observar que as novas técnicas estão para ajudar, entretanto nem todos os empreendedores se beneficiam destas facilidades, seja por pura falta de conhecimento, seja por dificuldades em se adaptar a estas tecnologias.

Considerações finais

Entendemos que cada época é recheada de desafios próprios. Por conta desta constatação, acreditamos piamente que a adaptação é um caminho sem volta em qualquer campo de comércio.

Quem se adapta e se transforma aumenta sua probabilidade de êxito, neste caso o inverso é verdadeiro e deve ser evitado.

Esperamos que este breve artigo contribua para a desmistificação deste sistema de comercialização e que sirva de ponto de partida para que mais profissionais possam se beneficiar deste processo que já vem passando por diversas transformações e amadurecimento.