Pirâmide Financeira

Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

Pirâmide financeira, assombra o Marketing Multinível e várias pessoas, mas depois desse artigo, você nunca mais cairá nesse golpe. Eu espero .

separador-300x39-1 Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

Espero que com essa publicação, possa esclarecer um pouco sobre como identificar as pirâmides financeiras, que assombram o mundo do Marketing Multinível.

Talvez não seja esse artigo que vai “tirar a pulga atrás da orelha” que você tem com relação a esse artigo, mas que fique claro a diferença entre eles.

Então, nesse artigo você irá aprender sobre :
🔵O que é Marketing Multinível
🔵Como distinguir uma pirâmide
🔵Descubra 7 dicas para saber se onde você vai investir é Pirâmide Financeira ou Marketing Multinível legítimo

Mas antes de começar, caso você queira conhecer uma empresa séria no ramo do Marketing Multinível, de uma olhada no post que eu fiz CLICANDO AQUI

separador-300x39-1 Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

O que é Marketing Multinível
relacoes Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

A partir do início dos anos 1960, surgem os primeiros modelos de negócio que evoluíram para o que chamamos hoje de marketing multinível.  Trata-se de um modelo de venda direta (relação pessoal entre vendedor e comprador e, portanto, submetido ao código de regras da ABEVD – Associação Brasileira de Vendas Diretas).

A ideia principal deste modelo é estimular indivíduos para que formem sob si uma rede de outros indivíduos que comercializem o produto, criando uma estrutura de diversos níveis.O marketing de rede, assim também chamado, é uma configuração alternativa relativamente antiga e legítima para atingir cobertura e penetração de mercado e que apresenta características bastante particulares.  No Brasil várias empresas sérias e relevantes fazem uso desta prática.

A receita dos membros da rede vem de duas origens: a principal é a venda dos produtos para consumidores fora da rede (e tal receita é repartida entre os membros dos diferentes níveis dentro de uma mesma subrede).Como receita secundária, membros também ganham ao trazerem novos membros para a rede, o que na perspectiva do fabricante é uma forma de incentivar o crescimento e cobertura. Muitos fabricantes também se responsabilizam pela capacitação da rede para que tenham melhor performance.

O problema é que esta configuração pode dar margem a práticas de má-fé, classificadas como pirâmides financeiras, caracterizadas como crime no Brasil.  Por esta razão, é fundamental diferenciar o verdadeiro marketing multinível das armadilhas das pirâmides.

O modelo multinível, então, cria rapidamente uma estrutura de canais muito mais leve que a tradicional.  Isto tende a ser ainda mais efetivo hoje em dia, uma vez que os indivíduos têm mais recursos para manterem conexões entre si, seja por mídias sociais, mensagens instantâneas ou e-mails. Um distribuidor multinível pode se comunicar facilmente com o fabricante, bem como controlar melhor suas equipes à distância, em tempo real e a custo baixo.

O marketing multinível tem também um papel importante ao fomentar o empreendedorismo, tanto do lado do pequeno fabricante que não tem recursos para entrar no jogo dos canais tradicionais quanto do indivíduo que tem boas habilidades de venda e de articulação de times, e que pode ser dono de sua própria rede de revendedores.

Pode ainda funcionar para o desenvolvimento social de uma comunidade na qual os canais tradicionais não têm alcance, circulando dinheiro na compra e venda feita entre moradores da própria comunidade.

Quer aprender como você pode construir uma equipe, saindo do Zero ? CLIQUE AQUI

Como distinguir uma pirâmide
Pirâmide-Financeira-1 Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

Até este ponto tudo vai bem. O grande problema é quando o que se tem de fato é um esquema fraudulento de pirâmide financeira disfarçado de marketing multinível.  Muitas vezes não se consegue identificar logo de cara a diferença entre um e outro, portanto, deve-se procurar por indícios que sinalizam do que se trata.

O assunto é realmente grave, com vários casos sendo investigados pelo Ministério Público, ao ponto de ter sido emitida uma cartilha – disponível na web – sobre Proteção ao Consumidor e ao Investidor contra Pirâmides Financeiras, iniciativa conjunta do Ministério da Justiça e da CVM.

Nas pirâmides financeiras a receita vem principalmente do recrutamento de novos membros para a rede, e também pela venda de (ou o ato de empurrar) produtos dentro da própria rede (muitas vezes disfarçada de necessidade de compra ou estoque mínimo para o revendedor).

Em vários casos o produto transacionado pela rede é algo secundário ou de demanda relativamente obscura. Obviamente, um modelo destes não se sustenta no médio prazo, uma vez que aqueles que entram mais tarde na organização não conseguem mais replicar o modelo (encontrar novos revendedores e receber por isso, ao invés de vender o produto para consumidores fora da rede).

Ao atingir este ponto de saturação todo o sistema entra em colapso.

Quer aprender como você pode construir uma equipe, saindo do Zero ? CLIQUE AQUI

 

Descubra 7 dicas para saber se onde você vai investir é Pirâmide Financeira ou Marketing Multinível legítimo
mulher-na-dúvida Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

Tá mais agora você deve estar se perguntando. Como faço para distinguir o que é Pirâmide para o que é Marketing Multinível ? Bom foi pensando nisso, que eu juntei 7 dicas para você descobrir o que realmente é pirâmide e não cair nessa. Então vamos lá …

1- O produto transacionado na rede é real, tem demanda, soluciona um problema verdadeiro dos consumidores? Tem potencial para ser vendido fora da rede?

2 – Atuação com um forte esquema de autopromoção dos líderes, normalmente personagens escolhidos a dedo para iniciar e propagar o golpe (são os únicos que de fato ganham);

3- As margens de lucro e o tempo de obtenção desse lucro estão dentro do razoável de qualquer negócio ou parecem exorbitantes ou rápidos demais (e provavelmente na prática promessas irreais)?

4- Como o dinheiro entra na rede? Pela venda de produtos a consumidores fora da rede? Ou a maior parte vem do recrutamento de novos membros para a rede?

5 – Rentabilidade absurdamente encantadora, impossível de se atingir no mercado regulado;

6 – Remuneração da empresa e/ou do representante/associado totalmente, ou quase totalmente, baseada na entrada de novas pessoas para o negócio, e não na venda dos produtos e serviços.

7- Motivação acima da razão.

Estas são somente algumas perguntas indicativas. Se você está considerando ingressar em algum sistema de marketing multinível e identifica algo estranho ao fazer estas perguntas, desconfie.

Bom depois disso tudo que você viu, deve ter enxergado uma oportunidade real, que é o Marketing Multinível. Caso você queira conhecer melhor esse modelo, vou deixar aqui em baixo, um vídeo explicando como funciona melhor esse modelo.

Quero Conhecer Uma Nova Oportunidade

 

separador-300x39-1 Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicasCONCLUSÃO
separador-300x39-1 Descubra como identificar uma pirâmide financeira com essas 7 dicas

Então meu amigo, minha amiga, espero que você tenha gostado dessa leitura, obrigado por você ter chegado até aqui. Não deixe de compartilhar isso com seus amigos, para que eles também não caim nesse golpe.

Até a próxima!